ÁGUAS DE OXALÁ - IGREJA DO BONFIM - Carmo
- Larissa Andrade
- 26 de nov.
- 1 min de leitura
Atualizado: há 2 dias
Em Olinda, as Águas de Oxalá são celebradas com profunda reverência pelas casas de axé e comunidades de matriz africana. O ritual, que ocorre tradicionalmente no mês de janeiro, simboliza a purificação, a paz e a renovação espiritual, sendo dedicado a Oxalá, orixá da criação, da sabedoria e da serenidade. É ainda o ato de abertura e proteção para a realização dos festejos carnavalescos.
A escolha da Igreja do Senhor do Bonfim para a realização das Águas, está relacionada ao sincretismo religioso no qual Oxalá é sincretizado com o Senhor do Bonfim.
Durante a cerimônia, águas perfumadas são colhidas, benzidas e utilizadas para lavar espaços sagrados e objetos de culto, num gesto coletivo de limpeza e preparação para o novo ciclo.
As celebrações ganham um sentido especial, pois unem tradição, resistência e o fortalecimento da identidade afro-brasileira. Com 45 anos de tradição, As Águas de Oxalá reafirmam, a cada ano, a força das religiões de matriz africana e o papel vital que elas desempenham na preservação da memória, da cultura e da fé no Nordeste.






Comentários